quinta-feira, 24 de maio de 2012

Israel proíbe modelos abaixo do peso.

Objetivo é combater os distúrbios alimentares; legislação também exige que anunciantes informem se as imagens são alteradas para deixar as pessoas mais magras.


Uma nova lei israelense tenta combater a propagação dos distúrbios alimentares proibindo modelos com peso muito baixo em publicidade local. A legislação aprovada também exige que os anunciantes informem se as imagens são alteradas para tornar as pessoas mais magras. Ao que parece, trata-se da primeira vez em que um governo utiliza a lei contra a indústria da moda, acusada de solapar distúrbios alimentares ao idealizar uma magreza extrema. A lei foi aprovada na última segunda-feira, 19.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Mortes por anorexia no Brasil são tema de artigo no NYT


Em menos de dois meses, quatro jovens garotas morreram de anorexia, em casos de enorme repercussão no Brasil, provocando um debate nacional sobre imagem corporal e distúrbios alimentares. Trata-se de um problema novo no país, e sem dúvida intriga e choca os brasileiros. Acabar com a fome que vitima milhões de pobres no Brasil é, por tradição, uma importante causa política. Logo, a idéia de que há pessoas morrendo de fome de propósito é difícil de ser assimilada pela maioria dos brasileiros.