quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dados Numéricos : Anorexia e Bulimia


A anorexia e bulimia nervosa crescem a cada ano, principalmente entre mulheres, particularmente meninas adolescentes, com incidência maior aos 16 anos. Pesquisas norte-americanas revelam que esses transtornos têm nas mulheres 90% de seu alvo. Estão se tornando muito comuns em homens e mulheres em outras idades. Porém, aparece em apenas 5 a 10% nos homens. Muitas vezes esses distúrbios ocorrem em membros de famílias com nível socioeconômico alto e médio e onde há conflitos constantes entre os familiares.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Anorexia e a Mídia


A incessante busca pela perfeição, pelo prazer, pela necessidade de ser magra, a qualquer custo, pode ser um sinal de anorexia. Mesmo magras, as meninas que sofrem de anorexia se sentem gordas e não comem. A Ana, como chamada pelos íntimos, afeta todo o corpo. Cabelo, cérebro, coração, articulações, sangue, músculos, rins, intestino, pele e hormônios. A doença atinge 20% dos adolescentes em todo o mundo.

A maioria dos anoréxicos pertencem às classes medias e altas do Hemisfério Ocidental. Dentre os pacientes que buscam o tratamento da anorexia, 50% se recuperam completamente, 30% têm cura parcial e os outros 20% não respondem ao tratamento. As pressões culturais e sociais criam um clima emocional que predispõe as mulheres ao desenvolvimento de transtornos alimentares. De 5% à 21% das pessoas acometidas por esta doença morrem.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Anorexia e Bulimia


Quantas calorias tem um copo d`água? Estranha pergunta, não? Mas esta é uma dúvida que, muitas vezes, atormenta quem tem algum transtorno alimentar.

Consideradas pela Organização Mundial da Saúde como trastornos mentais e de comportamento, a anorexia e a bulimia são enfermidades que afetam principalmente as mulheres jovens.

Maus Hábitos : Anorexia


O termo anorexia vem do grego, significando falta de apetite. O termo, na verdade, é errôneo, já que a falta de apetite é rara, pois o indivíduo muitas vezes sentem fome, mas procuram negá-la. 

A síndrome foi identificada como entidade clínica em 1868, por Gull e Lasígue, apesar de Ter sido descrita em 1694 por Richard Morton, que relatava um emagrecimento auto-induzido em decorrência de um medo mórbido de ganhar peso.